Economize memória com os “serviços dorminhocos” do cPanel

O cPanel há poucos dias liberou uma grande atualização, que para quem usa os canais “release” ou “edge” pode até ter passado meio desapercebida. A melhoria mais evidente foi a nova tela de login, mas não foi a única, e aqui pretendo falar de uma novidade que pode fazer bastante diferença em sistemas com uma certa escassez de RAM: os “dormant services”, que eu prefiro traduzir para “serviços dorminhocos”.

“Dormant services” são um substituto para alguns serviços do próprio cPanel que em vez de ficarem rodando em tempo integral no segundo plano, consumindo CPU e memória até mesmo quando não são necessários, agora mantêm apenas um “escutador” nas portas específicas. Aí, quando alguma atividade é detectada nessas portas, os executáveis efetivamente responsáveis pelo tratamento das requisições são instanciados.

Do ponto de vista do usuário (seja o cliente, seja o administrador da máquina) não muda nada, mas o consumo de RAM quando os serviços não são necessários pode ser bastante reduzido com a ativação dos serviços dorminhocos.

Para ativar os serviços dorminhocos basta acessar a sessão “Tweak Settings” do menu principal do WHM.

Ativei os dorminhocos em todos nossos servidores cPanels (Cloud VPS, e Dedicados), e até agora não experimentei nenhum efeito desagradável causado por eles. E quero crer que a RAM economizada esteja provendo um serviço de melhor qualidade aos meus clientes.

 

Autor: Janio Sarmento (Portal do Host)