Hoje é dia da Informática “15/08”!

computador-teclado

Hoje, 15 de agosto, é comemorado o dia da informática, pois foi neste mesmo dia, só que em 1946, que surgiu o Eniac, primeiro computador eletrônico. Aproveitando a data, reunimos, a seguir, alguns episódios da história dos computadores pessoais. Confira.

1 – Mainframes

Mainframe_wiki

Computadores enormes, trancados em salas refrigeradas e muitos caros, restritos a poucos, em geral grandes empresas e bancos. Esses eram os mainframes, sucesso na década de 70.

2 – Apple II

Apple-II
Ainda nos anos 70, mais precisamente em 1977, surgia o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Apple II, com direito a teclado integrado e recurso capaz de gerar gráficos coloridos. Parte da linguagem de programação dele havia sido feita pela Microsoft, uma variação do Basic para o Apple II.

3 – IBM PC

IBM-PC
Gigante no mercado de computadores de grande porte (ainda hoje é assim), a IBM queria entrar no mercado da microinformática. Isso ocorreu em 1980, ano em que a Big Blue juntou vários engenheiros para desenvolver um novo produto, o IBM PC. Na época, um sucesso. A brincadeira começava a ficar séria.

4 – Parceria IBM-Microsoft

bill-gates
O IBM PC necessitava de um sistema operacional. A Microsoft dizia ter um, mas, na verdade, não tinham nada pronto. Após fechar contrato de licenciamento do DOS para a IBM, Bill Gates e seu parceiro, o programador Paul Allen, foram atrás da nanica Seatlle Computer e da sua joia, o QDOS. Adquiriram o sistema por irrisórios US$ 50 mil. A Microsoft então adaptou-o e criou o PC-DOS. O contrato com a IBM previa um royalty, entre 10 e 50 dólares por máquina vendida, mais um pequeno pagamento inicial. Só que o sistema continuava sobre propriedade da Microsoft, que podia distribuir versões modificadas (MS-DOS). Baita negócio para Bill Gates. O restante da história todo mundo sabe…

5 – Macintosh

Macintosh
Disposta a manter-se na liderança do mercado de microinformática, a Apple se viu obrigada a criar um produto novo e de fácil operação para o usuário. Em 1979, Jef Raskin, considerado especialista em interfaces homem-máquina, criou as bases do projeto Macintosh. Steve Jobs se interessou e, em janeiro de 1981, tomou a direção do projeto, finalizado com sucesso no início de 1984, deixando a IBM para trás.

6 – Microsoft e a popularização do Windows

Microsoft-wiki
Para enfrentar o Mac OS (na época chamado de System 1.0), a Microsoft criou o Windows 1.0, em 1985. Mas foram os seus sucessores, da década de 1990, que fizeram sucesso. A Microsoft, que usufruía de enorme expansão no mercado de PCs, criou duas linhas de sistemas operacionais: uma derivada do Windows 1.0 e do DOS e outra de sistemas operacionais totalmente gráficos e orientados a servidores. O Windows XP, chegou em 2001, unificando as linhas e seu sucessor, o Windows Vista, modificou completamente a interface gráfica. Hoje, a Microsoft trabalha no Windows Server 2008 (para servidores) e no Windows 7, sucessor do Windows Vista, que foi lançado em outubro de 2009.

 

Fonte:  www.abril.com.br